quarta-feira, 10 de junho de 2015

Refugiados no Brasil fazem vídeo de esclarecimento e agradecimento

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/06/refugiados-gravam-musica-e-video-em-que-agradecem-abrigo-no-brasil.html

Um grupo de refugiados que mora em São Paulo gravou uma música e um videoclipe  (clicar no link para assistir, va a pena!)) em que contam por que saíram de seus países e agradecem o abrigo que receberam no Brasil. A principal vontade dos participantes foi explicar o que é um refugiado e quebrar o preconceito que muitas vezes sofrem.
A produção do vídeo, que durou 10 meses, teve participação de mais de 50 refugiados de 12 países - como Síria, Nigéria e Congo - em todas as suas etapas, como composição da música, roteiro e edição de imagens.
No vídeo, os refugiados simulam sua chegada a São Paulo e falam sobre o que sofriam em sua terra natal, citando casos de perseguição e guerra. “O Brasil nos dá mais segurança. Nós somos muito mais felizes agora”, cantam. Ao final, eles agradecem a hospitalidade no país.
usar só na matéria do vídeo - Em vídeo, refugiados que moram em São Paulo sacodem bandeiras de seus países na Praça da Sé (Foto: Reprodução/ Refugees in Brazil)
Uma das cenas foi gravada na Praça da Sé, em São Paulo. Imagem feita por um drone mostra os refugiados balançando as bandeiras de seus respectivos países.
O projeto Refugees in Brazil ("Refugiados no Brasil") foi um dos escolhidos pelo programa Youth Initiative (“Iniciativa Jovem”, em inglês) do Acnur, a Agência para Refugiados da ONU para sair do papel.
As reuniões foram feitas com o apoio da Caritas Arquidiocesana de São Paulo, que tem programas de acolhimento e integração de refugiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário