quinta-feira, 1 de maio de 2014

Pirâmide social vira losango

http://opiniaoenoticia.com.br/economia/o-fim-da-piramide-social/#.U2Jo4uyMutQ.facebook

O fim da pirâmide social

De acordo com a pesquisa “O observador 2011″, encomendada pela financeira Cetelem BGN, 19 milhões de brasileiros deixaram as classes DE e migraram para a classe C no ano passado.

Com isso, a classe C chegou a 53% da população brasileira em 2010, totalizando 101 milhões de pessoas e modificando o formato da pirâmide social. Em 2009, 49% da população pertencia à classe C.

A Cetelem mostrou que atualmente as classes DE correspondem a 25% da população brasileira (47,9 milhões) e as classes AB correspondem a 21% (42,19 milhões).

A pesquisa é feita desde 2005. Naquela época, o formato em que a população estava distribuída era o de uma pirâmide, com um maior número de brasileiros concentrados nas classes DE, depois na classe C e por último nas classes AB.

Por causa do número de brasileiros que migrou para a classe C e a maior concentração de pessoas nesse estrato, agora a figura geométrica que melhor define a divisão de classes no país é o losango, e não mais a pirâmide. Entre os motivos para esta mudança estão o aumento da renda e do emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário